Como limpar
tapete de yoga

Limpar o Tapete de Yoga é importante, mas as vezes não sabemos como tomar está ação sem agredir o produto.

Apesar de aparentar estar constantemente limpo, é sempre importante higienizar e limpar o Tapete de Yoga no dia a dia. Isso porque a transpiração somada a forma como normalmente o guardamos – enrolado – favorece o surgimento e acúmulo de fungos e bactérias invisíveis aos nossos olhos. Por isso é uma boa deixá-lo aberto por um tempo após a prática.

De qualquer forma, de tempos em tempos é recomendado limpar o Tapete de Yoga quinzenalmente. Aqui estão algumas dicas de como realizar tal façanha:

  • Caso possua um quintal ou varanda, coloque seu Tapete de Yoga sobre o chão e limpe-o com uma esponja macia. Pode-se usar algum detergente suave ou mesmo sabão líquido. Enxágue abundantemente e deixe-o secar completamente.
  • Caso more em um apartamento, a maneira mais fácil é mesmo levando-o para o banho! Pendure seu tapete no box do chuveiro, esfregue um dos lados, enxágue, vire do outro lado e faça o mesmo. Então deixe secar completamente pendurando-o próximo à janela ou na área de serviço.
  • No dia a dia, para uma limpeza mais rápida, experimente usar um spray com água e antissépticos ou antifúngicos naturais, pois isso ajuda a manter seu tapete limpo sem a necessidade de químicos ou detergentes abrasivos. Lembre-se de deixar secar bem antes de enrolar e guardar seu mat.
  • Outra fórmula caseira simples para o spray é misturar 1 parte de água morna com 3 partes de vinagre branco, preferencialmente de maçã e orgânico, e borrifar pelo tapete.

Lembre-se: não deixe o tapete de yoga ao Sol! Pode parecer uma boa opção (porque seca mais rápido), mas não é bom para o tapete. Os raios solares vão “descolorir” e amassar o material.

Pronto! Agora, você não tem mais desculpa pra não limpar o Tapete de Yoga. E, caso tenha alguma dúvida sobre algum procedimento de higienização, entre em contato conosco!