Yoga para idosos: melhora a flexibilidade, força e estabilidade!

Yoga na gravidez: quais os benefícios?
5 de outubro de 2018

Envelhecer faz parte da vida, fato este que todos nós iremos passar. Quando a idade chegar, para mantermos a saúde e a disposição, há algumas maneiras que podem nos ajudar, bem como a yoga para idosos.

Essa prática oferece diversos benefícios tanto físicos, como mentais, independente da idade. Considerada uma atividade de baixo impacto e pequeno risco de lesão, esta atividade física é composta por vários exercícios físicos de resistência com outros de equilíbrio.

Quer saber quais são os principais benefícios da yoga para idosos? Acompanhe este post!

Fortalece os ossos

Mais comum na terceira idade, a osteoporose é uma condição caracterizada pela degeneração da densidade óssea, tornando os ossos mais fracos e com menos resistência aos atritos. Com isso, a yoga é indicada por ser um exercício de sustentação, que trabalha os músculos e fortalece os ossos, gerando forças maiores do que a própria gravidade.

Previne quedas

Exercícios de concentração, equilíbrio e postura são fundamentais para diminuir o risco de quedas em idosos, que é muito comum. Há exercícios indicado para os olhos, para melhorar a visão, para os pés, a fim de melhorar o equilíbrio, e para a coluna, para melhorar a flexibilidade.

Melhora a capacidade de concentração e memória

A yoga para idosos é considerada uma atividade leve, onde alguns exercícios de respiração são fundamentais para ajudar a concentração e os de meditação para ajudar, inclusive, na memória. Vale lembrar que tais exercícios também ajudam a controlar a ansiedade, muito comum na terceira idade.  

É importante ressaltar que, antes de começar a praticar a yoga, os idosos procurem por médicos especializados para saber se há alguma limitação que possa impedir a prática. alguns exercícios de respiração ou algumas posições talvez precisem ser evitados, por isso é importante repassar ao instrutor o que o médico recomenda para que as atividades sejam adaptadas, caso seja preciso.

Ficou interessado em mais conteúdos como este? Então, não deixe de acompanhar o nosso blog. Para mais informações, entre em contato conosco!